Quem Somos


O intercâmbio é uma Rede Social, Comercial e de Permutas Multilarais de Produtos e Serviços, realizados entre seus Membros, organizada, regulamentada e administrada pela Permuta Industrial.


A Permuta Industrial não é uma instituição financeira ou entidade equiparada. Somos uma sociedade comercial, responsável pela organização, administração e regulamentação do intercâmbio.


Os Membros são Pessoas Jurídicas dedicadas à comercialização de bens e serviços profissionais, que desejam permutar estes bens e serviços com outros Membros, valendo-se da organização, administração, bem como intermediação da Permuta Industrial.


A PERMUTA INDUSTRIAL aceita o desafio descrito pelo governador do Banco da Inglaterra, Mervyn King:

“É possível que os avanços tecnológicos signifiquem que (...) o mundo possa parecer uma economia de câmbio pura? As transações eletrônicas em tempo real oferecem essa possibilidade. Não há razão, em princípio, para que os acordos finais não possam ser realizados pelo setor privado sem a necessidade de compensação através do banco central. (...) Não há obstáculo conceitual à idéia de que dois indivíduos envolvidos em uma transação possam se contentar com a transferência de riqueza de uma conta eletrônica para outra em tempo real. (...) O mesmo sistema poderia atender às demandas e suprimentos de ativos financeiros, determinar preços e fazer acordos. Ativos financeiros e bens e serviços reais teriam preços em termos de uma unidade de conta. A liquidação final poderia ser feita sem qualquer recurso ao banco central. (...) Sem esse papel nos assentamentos, os bancos centrais, em sua forma atual, não existiriam mais; nem dinheiro. ”


Permutas ou Trocas
Com a PI (Permuta Industrial), as trocas podem ser facilmente realizadas, e a baixo custo. Pesquisas mostram que as trocas podem ser muito benéficas para a economia de um país em épocas em que o capital é escasso, tornando os países mais resilientes em tempos de crises econômicas. A razão por trás disso é simples. Quando a economia repentinamente contrai empresas que ainda têm produtos ou serviços para oferecer, mas não clientes suficientes. Mesmo que a empresa A queira comprar um produto da empresa B e a empresa B queira comprar um produto da empresa A, geralmente falta dinheiro (ou crédito) para permitir o comércio. Uma troca ajuda essas empresas a negociar entre si através da rede de troca.